15 de dezembro de 2008

rima rica, frase feita

nasci e morro assim, só
perdido no escuro, dentro de mim
e vou cruzando o barro
vou comendo pó
até que chegue o fim
mas a força eu retiro
sugo feito vampiro
de saber que as estrelas
também vivem sós
de um cigarro amassado
de uma rua deserta
de outros que até eu posso sentir dó
da menina de olhos grandes como a lua
de uma noite sentindo tua carne crua
e dos bares, das festas
dos vinhos, serestas
das mentes infestas de podres horrores
de mil desamores
do chope das quatro
desse louco mundo putrefato
dessa grande peça de teatro.

Um comentário:

  1. É mesmo um teatro.
    Segue trecho da obra de Machado de Assis.
    "Deus é o poeta. A música é de Satanás, jovem maestro de muito futuro, que aprendeu no
    conservatório do céu. Rival de Miguel, Raiael e Gabriel, não tolerava a precedência que eles tinham
    na distribuição dos prêmios. Pode ser também que a música em demasia doce e mística daqueles
    outros condiscípulos fosse aborrecível ao seu gênio essencialmente trágico. Tramou uma rebelião
    que foi descoberta a tempo, e ele expulso do conservatório. Tudo se teria passa do sem mais nada,
    se Deus não houvesse escrito um libreto de ópera do qual abrira mão, por entender que tal gênero de
    recreio era impróprio da sua eternidade. Satanás levou o manuscrito consigo para o inferno. Com o
    fim de mostrar que valia mais que os outros, e acaso para reconciliar-se com o céu,--compôs a
    partitura, e logo que a acabou foi levá-la ao Padre Eterno.
    --Senhor, não desaprendi as lições recebidas, disse-lhe. Aqui tendes a partitura, escutai-a emendai-a,
    fazei-a executar, e se a achardes digna das alturas, admiti-me com ela a vossos pés...
    --Não, retorquiu o Senhor, não quero ouvir nada.
    --Mas, Senhor...
    --Nada! nada!
    Satanás suplicou ainda, sem melhor fortuna, até que Deus, cansado e cheio de misericórdia,
    consentiu em que a ópera fosse executada, mas fora do céu. Criou um teatro especial, este planeta, e
    inventou uma companhia inteira, com todas as partes, primárias e comprimárias, coros e bailarinos.
    --Ouvi agora alguns ensaios!
    --Não, não quero saber de ensaios. Basta-me haver composto o libreto; estou pronto a dividir
    contigo os direitos de autor.
    Foi talvez um mal esta recusa; dela resultaram alguns desconcertos que a audiência prévia e a
    colaboração amiga teriam evitado com efeito, há lugares em que o verso vai para a direita e a
    música, para a esquerda."

    ResponderExcluir